27.9.06

Mais um elogio da imprensa

Aqui está mais um elogio ao Elogio da Ginja, desta feita, na revista Pessoal, edição de Setembro de 2006.
"A ginja, tão elogiada
Uma nova edição de um «tratado-afectivo-gastronómico-literário» do escritor Paulo Moreiras. O «Elogio da Ginja» foi publicado pela primeira vez em 2000, circulando pelo restrito circuito de amigos do autor, que não parou aí a sua investigação. Tanto que agora já reconhece a ginja como «fazendo parte da sua vida»; não se coibindo de afirmar que «continua a defendê-la com muito prazer». Na parte final do prefácio de José Marques da Cruz pode ler-se: «O fruto no seu natural, doce ou ligeiramente ágrio, purpúreo ou quase branco, da cor da paz, sempre arredondado, seja ele maneirinho ou garrafal, é efectivamente boa e agradável companhia. Mas experimentem, sigam os desafios aqui deixados, e sintam como ele se enaltece, acrescenta e compõe quando entra em mais ou menos delicadas preparações como as compotas, licores, as marmeladas ou os refrescos. E como bem combina com outras viandas. Como engraça com as carnes, aviva saladas ou compõe guisados.» A edição, muito cuidada e com fotos de Paulo Cunha, é da QuidNovi (132 pp.). Paulo Moreiras (nascido em Moçambique em 1969 e radicado na zona de Pombal) é também autor de «A Demanda de D. Fuas Bragatela», um dos mais fascinantes romances da literatura portuguesa dos últimos anos."

13.9.06

Ginja por terras de Alenquer

Recentemente o Elogio da Ginja recebeu informações sobre a existência de um produtor de ginja na zona de Alenquer.
A empresa António J. I. Xavier é uma empresa com 27 anos, situada na aldeia de Azedia, freguesia de Ribafria. Esta empresa foi fundada por António Xavier, que começou a produzir alguns licores de amêndoa e de ginja. Neste momento possui cinco marcas com licores diferentes: Algarfina, Minalto, Ribeira Nova, Alto das Minas e Suera.
A marca "Ribeira Nova" é produzida com as ginjas de Alenquer. Na década de 90, a empresa decidiu plantar o seu próprio pomar de ginjas na freguesia das "cerejeiras" para garantir a qualidade da sua ginja.
Recentemente a imagem gráfica deste licor de ginja foi alterada, sendo realçado o facto dos frutos serem provenientes de Alenquer. Desta forma, a empresa passou a dispor de dois licores de ginja na gama "Ribeira Nova", um normal e outro seleccionado. A "Ginja de Alenquer Ribeira Nova Seleccionada" indica também o ano da colheita da ginja.
Em toda a gama "Ribeira Nova" é destacado o facto de serem Licores de Alenquer, mas só na ginja seleccionada é que surge a referência como sendo GINJA DE ALENQUER.
O catálogo pode ser consultado aqui.

Sobre o Elogio da Ginja

Eis alguns textos e entrevistas dedicados ao Elogio da Ginja, possíveis de ser encontrados na Net:
The Portuguese Post
"Paulo Moreiras é jornalista e escritor. Na sua vertente literária já se aventurou em diversos estilos, desde a poesia, quando mais novo, até à ficção, com um romance bem aclamado denominado "A Demanda de D. Fuas Bragatela". E, claro, não é possível esquecer as suas investigações sobre temas tradicionais, da qual o livro "Elogio da Ginja" é um claro exemplo. Agora, Paulo Moreiras lança uma nova edição deste livro, actualizada e melhorada e o The Portuguese Post quis saber mais sobre a deliciosa ginja que é um dos produtos típicos de Portugal."

Beja Santos, in Gazeta das Caldas
"O livro descreve minuciosamente esta Lisboa da ginjinha, como a ginja por terras de Cister, Caldas da Rainha, Bombarral, Leiria e por fim Almeida. Qual a moral da história? Diz o autor que espera que depois desta leitura se olhe para as ginjas de outra maneira e com mais respeito. Lembrem-se esses amáveis leitores que ela teve muito que penar para cair no nosso cálice. "Saboreiem-na como quem saboreia um pedaço de história. Ela agradece"."

Representações da Ginja em Évora

O Elogio da Ginja vai participar nos Encontros IELT, que se realizam nos próximos dias 18, 19 e 20 de Setembro, em Évora, no âmbito do Festival Escrita na Paisagem.
As Conversas de Mesa sobre comer e beber a partir de livros, decorrem no dia 19, pelas 15h00, nas Oficinas de Comunicação, Largo Mário Chicó, reunindo Paulo Moreiras (Elogio da Ginja) e Mouette Barboff (Terra mãe, terra pão).
Seguem-se depois Contos sobre a Mesa, com Ana Paiva Morais e Joaninha Duarte.
Para mais informações:
Festival Escrita na Paisagem
266 953 607
info@escritanapaisagem.net
www.escritanapaisagem.net