13.9.06

Ginja por terras de Alenquer

Recentemente o Elogio da Ginja recebeu informações sobre a existência de um produtor de ginja na zona de Alenquer.
A empresa António J. I. Xavier é uma empresa com 27 anos, situada na aldeia de Azedia, freguesia de Ribafria. Esta empresa foi fundada por António Xavier, que começou a produzir alguns licores de amêndoa e de ginja. Neste momento possui cinco marcas com licores diferentes: Algarfina, Minalto, Ribeira Nova, Alto das Minas e Suera.
A marca "Ribeira Nova" é produzida com as ginjas de Alenquer. Na década de 90, a empresa decidiu plantar o seu próprio pomar de ginjas na freguesia das "cerejeiras" para garantir a qualidade da sua ginja.
Recentemente a imagem gráfica deste licor de ginja foi alterada, sendo realçado o facto dos frutos serem provenientes de Alenquer. Desta forma, a empresa passou a dispor de dois licores de ginja na gama "Ribeira Nova", um normal e outro seleccionado. A "Ginja de Alenquer Ribeira Nova Seleccionada" indica também o ano da colheita da ginja.
Em toda a gama "Ribeira Nova" é destacado o facto de serem Licores de Alenquer, mas só na ginja seleccionada é que surge a referência como sendo GINJA DE ALENQUER.
O catálogo pode ser consultado aqui.